terça-feira, 25 de março de 2008

Provocações sobre jornalismo online

Já que a aula dessa semana vai ser sobre jornalismo online, me permitam algumas (abusadas) considerações/provocações para refletirmos/discutirmos?

1. Jornalismo é jornalismo e ponto. Deve ser feito com qualidade, ouvindo todos os lados, contextualizando todas as nuances, contando boas histórias. O que o jornalismo online tem de diferente é a possibilidade de explorar novos formatos nessa narrativa, além de possibilitar uma interatividade excepcional. Tudo o que quase ninguém faz hoje, muito em função do baixo investimento/modelo de negócio. Mas nosso leitor está preparado para isso também?

2. As marcas das grandes empresas de comunicação emprestam credibilidade a seus produtos digitais web? Ou na web a história é outra? Ou são as duas coisas ao mesmo tempo?

3. O que o leitor busca ao procurar notícias na web? Agilidade? Qualidade?

Para terminar, um texto que li esses dias sobre como cativar leitores de notícias na web. A tese é de Bill Densmore, diretor de um projeto que estuda a mídia nos dias de hoje na University of Massachusetts Amherst. Segundo ele, há quatro formas de atender a esse leitor no meio dessa avalanche de informações: "as a navigator, a valet, a referee, and a teacher/coach.

Achei bem interessante. Abaixo um trechinho e aqui o link completo da palestra do Densmore:

"These four terms form a continuum starting at relative detachment . . . the navigator . . . to advice . . . the valet . . . . to creating the playing field . . . the referee . . . to building the community . . . the coach. Four distinct voices. But all, I think necessary in series, not parallel, in an era of virtual community. Because the Internet has enabled a new layer of community. Community used to be physical — or perhaps topical. Now there is a virtual layer. And that virtual layer, even in the largest newspaper, is capable of being accessed, managed and played with by editors, almost in the same way that I as a rural weekly editor was able to work directly with my community.
The navigator finds, the valet recommends, the referee connects and facilitates community. And the teacher/coach builds community."

Inté

Um comentário:

Vinícius Andrade Pereira disse...

Muito boas provocações, Raquel. Certamente vamos aproveitá-las amanhã. Contudo, relembro que o tema principal da aula é "como informar um público que faz a própria mídia?". Acho que com esta proposição nos permitimos uma reflexão mais ampla do que simplesmente, "jornalismo online". Aliás, neste quesito, acho que vc terá muito a nos ensinar...
bjs