segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ainda sobre a nova plataforma do O Globo... by "Comunique-se"

23/9/2008 - Comunique-se


Diretora do O Globo fala sobre mudanças na produção de conteúdo Sérgio Matsuura


As mudanças implementadas pelo O Globo atingem não somente a marca e o visual dos veículos, mas a maneira de se produzir notícia. Com a mudança do slogan para “Muito além do papel do jornal”, a intenção é promover uma maior integração entre a internet, o impresso e o celular. É o que informa a diretora-executiva do O Globo Sandra Sanches.


Comunique-se - Dentro do jornal, existe alguma mudança na produção das matérias?

Sandra Sanches - Sim, diariamente editores do papel e do online se reúnem pela manhã para decidirem conjuntamente a produção de conteúdo para o jornal e a internet, de acordo com as características de cada meio. Também decidem como aproveitar o conteúdo gerado pelo site para enriquecer o jornal do dia seguinte. Parte das notícias reproduzidas no site são selecionadas para estar também no globo.mobi, feito especialmente para celular.

Comunique-se - É o primeiro passo para a integração das redações?

Sandra Sanches - Este movimento do O Globo independe de integração física de redações, mas pressupõe, claro, maior sinergia e troca de conteúdo entre as redações do impresso e do site. Essa produção integrada se dá desde as reuniões de pauta, da qual participam editores do jornal e do site, até o fechamento. A troca é permanente e o desafio é fazer com que, cada vez mais, a interatividade da internet e a mobilidade do celular complementem a profundidade e as análises do meio impresso. É a mesma marca no papel, na internet e no celular.

Comunique-se - Existe alguma mudança para o trabalho do repórter na rua?

Sandra Sanches - Sim, uma mudança nos procedimentos. O objetivo é que ao longo da apuração da matéria os repórteres aproveitem cada oportunidade de enriquecer o texto com conteúdo multimídia, voltando para a redação com material de áudio e vídeo sempre que possível.

Comunique-se - Em termos práticos, qual a mudança para o leitor?

Sandra Sanches - O leitor terá mais oportunidade de participar do conteúdo do jornal impresso e mais espaço para a interatividade no site. Entre as seções novas no site e no papel, estão a “Eu Bonequinho”, onde o leitor pode enviar sua crítica de cinema, e “O Leitor é o Crítico”, onde pode enviar suas críticas sobre teatro, shows e restaurantes. O leitor também tem a possibilidade de enviar perguntas aos entrevistados do jornal e sugestões de pautas pelo site. Quando a equipe de jornalistas aproveitar a pauta, será dado crédito ao leitor que a sugeriu ao pé da matéria. No site, outra novidade são as notas de 1 a 5 que o leitor confere às reportagens, o que está gerando um novo ranking, o das matérias mais recomendadas.

Nenhum comentário: